terça-feira, 18 de agosto de 2009

6 Albert Einstein no Brasil


Einstein esteve no Brasil em maio de 1925, mas esta visita é apenas ligeiramente mencionada nas mais conhecidas biografias. Philipp Frank refere-se a esta viagem numa única frase: "Em 1925 ele fez uma viagem à América do Sul (...)" (Frank, p.204). No primeiro livro de Abraham Pais, publicado pela Oxford University Press em 1982, esta viagem é mencionada, no apêndice "Uma cronologia de Einstein", numa única linha correspondendo ao ano de 1925: "Maio-junho. Viagem à América do Sul. Visita Buenos Aires, Rio de Janeiro e Montevidéu." (Pais, 1995, p. 624). No livro seguinte Pais dedica dois pequenos parágrafos (Pais, 1994, p.164). Fica-se sabendo que Einstein chegou a Buenos Aires no dia 24 de março, onde ele deveria apresentar duas conferências na Universidade. Dali ele seguiu para Montevidéu, permanecendo uma semana e ministrando três conferências em francês. Do Uruguai ele partiu para o Brasil, para uma semana de permanência no Rio de Janeiro, onde também apresentou conferências. Denis Brian também dedica apenas um parágrafo a esta viagem. Informa que Einstein foi efusivamente recebido pelo embaixador alemão na Argentina e que teve uma crise nervosa durante a viagem, adiando a visita que faria à Califórnia. Para mais detalhes confiram no link abaixo...


6 comentários:

  1. Queria ter cido da da quele tempo pra conheçer ele pra ele me ensinar muitas coisas sobre a fisica apesar q meu Professor: Paulo já está fasendo isso mas realmente queria conhesselo.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. éah uma grande honra receber no Brasil o "Eintein, da Física".

    ResponderExcluir
  4. Ele é um grande cientista.
    É bom saber que ele já esteve aqui no Brasil e que, com certeza, influenciou diversas gerações de cientistas brasileiros.

    ResponderExcluir
  5. O professor Paulo é Muito enxerido. Só quer saber de baixar vídeos sobre física pra passar para os alunos e ver se aparece algum Einstein na escola. Me parece que já tem uma promessa, que é o seu xará.

    ResponderExcluir